Os projetos são empreendimentos temporários que têm a finalidade de criar produtos ou serviços únicos. Os projetos dividem-se em diversas fases. Cada fase possui produtos finais que devem atender a critérios pré-determinados. Cada projeto terá suas próprias fases até o seu encerramento. Pode-se dizer que o início, as fases e o término do projeto correspondem ao ciclo de vida em cada projeto, independente de ser algo relacionado a vendas ou não.
Para cada projeto é necessário que se eleja um gerente para que o trabalho fique interessante. O poder deste gerente de projetos é relativo à estrutura da empresa em que ele atua. O Gerente de Projetos tem como atividades, a coordenação sistêmica dos diferentes processos no gerenciamento de projetos. Estes processos passam obrigatoriamente pelas nove áreas de conhecimento do PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), onde destacamos neste trabalho as áreas de Integração, Escopo, Tempo, Custos e Qualidade. O objetivo do trabalho é através de um estudo de caso verificar o uso e a importância destas cinco áreas de conhecimento nos Projetos de Vendas de produtos, de forma a concluir de como integrar melhor estas áreas. Para cada uma destas áreas, avaliou-se o grau de utilização e importância das melhores práticas de Gerenciamento de Projetos. Com isso possibilitou-se verificar o grau de maturidade do uso destas áreas, o perfil dos profissionais em Gerenciamento de Projetos e por fim, gerar recomendações para que seja alcançado um dos Objetivos Estratégicos do Negócio de Vendas no Brasil que é o de aumentar a eficiência nas vendas diretas de produtos da Hinode.
A natureza deste negócio envolve um número muito grande de variáveis probabilísticas o que acarreta uma necessidade, não raras vezes, de ajustes no escopo do projeto e por conseguinte no orçamento que, neste momento, já aprovado pelo Congresso Nacional e pela Diretoria da Companhia. A entrada na Hinode se dá por meio de um id de identificação, ou hinode id como muitos conhecem. Conforme exposto, o papel do Gerente do Projeto neste momento é fundamental, visto que, já se sabe que mesmo antes do início da implementação, o orçamento está inadequado e, serão necessários esforços para captar e justificar novo aporte de capital para que sejam atingidas as metas de vendas para quem um dia pensou “quero vender Hinode“. Para tanto, muitas vezes se faz necessário repriorizar a Carteira de Projetos deslocando ou mesmo cancelando outros projetos para que haja adequação ao orçamento global aprovado, evitando que os desvios entre o planejado e o realizado sejam excessivos. A Elaboração do Plano do Projeto utiliza todas as saídas de todos os outros processos do Planejamento e as reúne em um formato lógico e conciso. O Plano do Projeto, que é uma saída desse processo, é usado nos processos de Execução e Controle para tomada de decisões e para uma diretriz com base no plano original. Heldman (2003) define este processo como aquele em que as atividades são esclarecidas e o início do trabalho é autorizado. Os recursos são comprometidos e alocados nas atividades. Um dos aspectos mais difíceis desse processo é coordenar e integrar todos os elementos do projeto.
As mudanças, pequenas ou grandes, precisam ser levadas em consideração no decorrer do Plano do Projeto. Observe como os processos do Controle Integrado de Alterações influenciam as comunicações da mudança, incluindo a aprovação ou a negação da mudança. Em outras palavras, o objetivo é: integrar as mudanças propostas aos processos do projeto, que consiste, inicialmente, na criação de um documento preliminar, denominado Declaração do Escopo. Este documento lista os objetivos, restrições e critérios de sucesso do projeto e que servirão de base para as decisões futuras e, para confirmar e desenvolver um entendimento comum do projeto entre os stakeholders. Como resultado, tem-se o Plano de Gerenciamento do Escopo que define, verifica e controla o projeto. É uma ferramenta de planejamento que descreve como a equipe irá definir e desenvolver a Declaração Detalhada do Escopo e a Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Dessa forma você deduz que vender Hinode pode ser uma estratégia muito interessante do ponto de vista de negócio estruturado.