Aprendendo a investir na bolsa de valores

investir

A bolsa de valores é um local onde investidores compram e vendem ações de empresas. Essas empresas são chamadas de “empresas de capital aberto”. Para operar na bolsa, é necessário possuir conhecimento, por isso indicamos um um site muito bom para aprender: como investir na bolsa. Esse site traz uma série de análises, explica como funciona a bolsa, como operar por home broker ou por telefone, como comprar ações, a diferença entre análise técnica e análise fundamentalista, etc. Vale a pena conferir, essencial para quem está começando!

As técnicas para operar na bolsa com análise gráfica exigem um pouco de conhecimento em matemática. Os engenheiros (principalmente os engenheiros eletricistas) possuem uma bagagem matemática muito grande, o que facilita a análise e a sensibilidade aos números. Por exemplo, várias engenharias estudam o ciclo Brayton, que é um ciclo muito utilizado quando se deseja obter altas potências elétricas. Neste ciclo, o equipamento principal é a turbina a gás, assim chamada em função do fluido de trabalho que aciona o equipamento ser proveniente de gases de queima do combustível, que não necessariamente é o gás natural. Em uma turbina a gás, há uma entrada de ar através de um compressor, que o descarrega na câmara de combustão, onde se mistura ao combustível empregado. Ocorre então a combustão desta mistura, resultando em gases com alta temperatura, que se expandem por uma turbina acoplada ao eixo do equipamento gerando torque (energia mecânica) para movimentação do eixo. Ao se acoplar um gerador elétrico neste eixo, obtém-se assim energia elétrica. A energia dos gases gira o eixo de forma a acionar tanto o compressor de entrada quanto a máquina acionada e ainda é excedente, sendo liberados para a atmosfera ainda com alta temperatura e, portanto, com elevada quantidade de energia térmica. O excesso de ar admitido na entrada da turbina ajuda a refrigerar o equipamento e é liberado para a atmosfera junto com os gases. Na configuração de ciclo combinado, combina-se diferentes ciclos termodinâmicos para aumentar a eficiência global do processo de geração de energia. Uma turbina a gás, através da queima de um combustível, gera energia elétrica e libera energia térmica nos gases de combustão, que são então direcionados a uma caldeira denominada caldeira recuperadora de calor. Este tipo de caldeira aproveita a energia térmica destes gases para transformar a água em vapor, podendo ter uma queima suplementar para aumento da produção de vapor. O vapor gerado passa então por uma turbina a vapor que aciona um gerador acoplado, gerando energia elétrica adicional. Conforme demonstrado no ciclo Rankine, o vapor que sai de uma turbina de contrapressão ainda possui energia térmica podendo ser aproveitado, assim como o vapor que é extraído de estágios intermediários de uma turbina de condensação com extração. Quem estudou esse tipo de coisa certamente terá facilidade de aprender a operar na bolsa de valores.

Já para quem busca se aprofundar na análise fundamentalista (explicação BrInvesting), indicamos estudantes de economia, não de engenharia, pois os princípios econômicos são mais úteis do que a habilidade com números nesse tipo de análise para investir na bolsa. Lembre-se sempre que você deve começar investindo pouco para aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *